A palavra Kaizen vem do Japão e significa mudar para melhor. Desse modo, as melhorias podem ser estabelecidas em diversas áreas da vida, incluindo a profissional. Criado em 1950, o conceito tem o objetivo de oferecer progresso aos processos de uma empresa e promover o bem-estar dos colaboradores. Quer saber mais sobre essa filosofia? Confira a seguir!
De acordo com os japoneses, o termo Kaizen representa que sempre é possível melhorar. Dessa forma, o ideal a ser seguido é de que hoje pode ser melhor que ontem, pois representa uma melhoria contínua.
O conceito, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, tem alguns princípios como:
- Processos produtivos;
- Ênfase na prática;
- Aprender fazendo;
- Busca por resultados imediatos;
- Pequenas mudanças;
- Baixo investimento;
- Disciplina;
- Compromisso para manutenção dos esforços.
Como aplicar o Kaizen na empresa?
A filosofia Kaizen ajuda o ambiente profissional, desde a gestão até o desenvolvimento das tarefas. Dessa forma, a ideia é ensinar as pessoas a terem recursos, a transferirem seus conhecimentos e persistirem em suas metas.
Para que o Kaizen seja aplicado corretamente, a dica é anotar os processos ideais, dedicar tempo para identificar áreas que precisam ser melhoradas, planejar melhorias, aprender junto com a equipe, criar a possibilidade de sugestões e valorizar as boas ideias.
Entre os benefícios do Kaizen podemos destacar:
- Menos desperdício;
- Melhoria na retenção de talentos e na competitividade;
- Colaboradores e clientes mais satisfeitos;
- Resolução de problemas de maneira mais ágil e eficiente.
Na área da administração, o conceito envolve ações como economizar gastos e reaproveitar materiais através de ações como utilizar papel de rascunho para impressão, por exemplo. Além disso, entre as atividades voltadas para essa ideia está o compartilhamento de conhecimento e a realização de treinamento para que mais pessoas saibam fazer todas as atividades com precisão.
No entanto, de uma maneira geral, as indústrias ou empresas do setor logístico que utilizam a metodologia propõem organizar as atividades que envolvem mão de obra, materiais e máquinas.
Na mão de obra, o Kaizen visa criar uma rotina que elimine erros. Já na parte dos materiais, a ideologia é utilizada para ter uma produção mais ágil e facilitada. Desse modo, as peças devem chegar conforme o previsto, no local e no momento certo.
Manutenção e cuidados
Por fim, as máquinas também são extremamente importantes para que o conceito de melhorias seja aplicado. Por isso, o Kaizen visa aumentar a disponibilidade dos itens utilizados na empresa. Dessa maneira, o recomendado é buscar reduzir o tempo de configuração dos produtos e melhorar sua produção. Portanto, para que isso aconteça o recomendado é investir em manutenção preventiva para evitar falhas e desgastes durante a produção.
Gostou do nosso texto sobre essa filosofia que pode ser aplicada na sua empresa? Então continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novas matérias como essa!