A diferença entre um profissional e um iniciante no campo, é o conhecimento a respeito dos equipamentos que podem facilitar o dia a dia de uma colheita. Isso é um fato em diferentes segmentos, principalmente quando falamos sobre os tipos de empilhadeiras.
Desse modo, se você chegou até este artigo, já está longe de ser um iniciante no mercado de empilhadeira. Afinal, foi por isso que reunimos todas as informações sobre os principais equipamentos disponíveis para a sua empresa.
Hoje, vamos entender tudo sobre as máquinas e as características que fazem delas, únicas para cada uma das atividades a qual são destinadas. Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre a aplicação de soluções para movimentação de cargas no campo, chegou o momento de sanar todas elas.
Aproveite o conteúdo e não esqueça de compartilhar com aquele amigo que está com a mesma dúvida. Boa leitura!
O que são empilhadeiras e quais são as suas funções?
Ok… antes de nos aprofundarmos entre os tipos de empilhadeiras, precisamos compreender o funcionamento do equipamento e as atividades que ela pode realizar dentro de uma colheita, principalmente quando falamos sobre a eficiência no processo logístico.
Você já sabe que as empilhadeiras são equipamentos industriais dotados de garfos na parte frontal que permitem levantar, movimentar e empilhar cargas de forma eficiente. Mas, algo que pode ser confuso, até mesmo entre operadores de longa data, são os tipos de empilhadeiras.
Afinal, elas podem ser movidas por motores a combustão interna ou elétricos, além de possuírem uma ampla gama de capacidades de carga, que variam desde algumas centenas de quilos até várias toneladas. A escolha do tipo de empilhadeira a ser utilizada depende das necessidades específicas de cada aplicação.
A funcionalidade de diferentes tipos de empilhadeiras
Uma empilhadeira funciona através da combinação de potência do motor, sistemas hidráulicos, controles do operador e componentes mecânicos que permitem levantar, mover e empilhar cargas de forma segura e eficiente.
São muitas funções para um só equipamento. Por isso, a qualidade da máquina precisa ser comprovada, bem como, o nível de instrução do operador. Afinal, falamos sobre a movimentação de grandes pesos, o que pode trazer riscos tanto para o profissional responsável pelo manuseio do equipamento como para seus arredores.
Além disso, a escolha do tipo de empilhadeira a ser utilizada depende das necessidades específicas de cada aplicação, como o peso das cargas a serem manipuladas e o ambiente em que será operada. Tudo isso pode influenciar no seu funcionamento e na agilidade com a qual o equipamento realiza as atividades de içamento e movimentação de carga.

Uso de empilhadeiras no campo
Na agricultura, as empilhadeiras exercem um papel centrado na logística. Desse modo, auxiliando na movimentação de mercadorias e organização de estoques. Entre as funções em que diferentes tipos de empilhadeiras podem exercer, podemos citar:
Manuseio de produtos agrícolas
As empilhadeiras são usadas para carregar, descarregar e movimentar produtos agrícolas, como fardos de feno, caixas de frutas e sacos de grãos. Desse modo, servem para simplificar processos de colheita, armazenamento e transporte desses produtos.
Gestão de estoques
Os equipamentos auxiliam na organização de armazéns e celeiros, permitindo o armazenamento eficiente de insumos, alimentos para animais e produtos agrícolas. Dessa forma, facilitando o acesso aos materiais e reduzindo o risco de danos.
Carga e descarga de materiais
Em fazendas, frequentemente é necessário carregar e descarregar veículos, como caminhões e reboques. Por isso, se faz necessário o uso de empilhadeiras para agilizar esse processo, economizando tempo e mão de obra.
Movimentação de equipamentos agrícolas
Empilhadeiras robustas são frequentemente usadas para levantar e mover equipamentos agrícolas pesados, como tratores, arados e colheitadeiras, tornando mais fácil realizar manutenção e reparos.
Construção e manutenção de infraestrutura
No campo, a construção e manutenção de estruturas, como galpões, silos e cercas, são tarefas comuns. Dessa maneira, empilhadeiras ajudam a transportar materiais de construção e a posicionar elementos estruturais com precisão.
Tipos de empilhadeiras para o campo
Como vimos anteriormente, existem diferentes tipos e finalidades para uma empilhadeira, portanto, pensar no equipamento ideal é fundamental. Talvez seja por isso que você veio até esse artigo, e podemos afirmar que valeu a pena esperar.
A seguir, você verá a lista com os oito tipos de empilhadeiras que mais se destacam nos processos logísticos de diferentes mercados. Continue a leitura e confira!

Empilhadeira contrabalançada
São as empilhadeiras mais comuns e versáteis. Elas têm garfos na parte frontal e um contrapeso na parte traseira para equilibrar as cargas. Além disso, podem ser extremamente versáteis quando o assunto é fonte de alimentação, afinal, podem ser movidas por motores a combustão interna ou elétricos e são usadas em uma variedade de ambientes.
Empilhadeira retrátil
Esse tipo de empilhadeira é projetado para alcançar cargas em prateleiras altas e estreitas. Seus garfos podem ser retraídos para dentro do mastro, permitindo que a empilhadeira se aproxime da carga e alcance locais de armazenamento apertados.
Empilhadeiras telescópicas
Também conhecidas como empilhadeiras todo-o-terreno, essas máquinas têm um braço telescópico que permite alcançar alturas e distâncias maiores. São amplamente utilizadas na construção e na agricultura.
Empilhadeira de garfo lateral (ou Empilhadeira de corredor estreito)
Projetadas para operar em corredores estreitos, esse tipo de equipamento tem os garfos dispostos lateralmente, o que permite a movimentação em espaços confinados, economizando áreas de armazenamento.
Empilhadeira articulada
Estas empilhadeiras possuem um design articulado que permite uma manobrabilidade excepcional em áreas apertadas. Por isso, são frequentemente usadas em armazéns e depósitos.
Empilhadeira manual (ou Paleteira manual)
Como o próprio nome diz, essas empilhadeiras são operadas manualmente, geralmente usando um mecanismo de bomba hidráulica para levantar cargas paletizadas. Sendo assim, são adequadas para cargas mais leves e operações de menor escala.
Empilhadeira elétrica de contrapeso
Semelhante às empilhadeiras de contrapeso convencionais, com a diferença de que essas empilhadeiras são alimentadas por baterias elétricas. Devido a isso, são ideais para uso interno, pois não emitem gases de escape e são mais silenciosas.
Empilhadeira de Quatro Sentidos
Projetadas para movimentação de cargas em espaços confinados, essas empilhadeiras podem se mover para frente, para trás e para os lados. Desse modo, são ideais para manuseio de cargas longas, por apresentarem essa versatilidade e facilidade no manuseio.
E aí? Conhecia todas elas ou teve alguma que foi novidade para você?
Saiba que temos ainda mais conteúdos que podem te ajudar a entender sobre esse mercado. Basta acessar o nosso blog e acompanhar tudo sobre o assunto.
Além disso, você pode seguir a Baoli nas redes sociais e também o nosso site, para ficar por dentro de todas as novidades!