Baoli fb Baoli in Baoli yt instagram right-arrow Made with love by Platz"

Sem dúvida, a função de operador de empilhadeira exige muita atenção e experiência. Afinal, realizar o transporte de cargas é uma tarefa que deve ser feita com total responsabilidade. Entretanto, algumas falhas podem acabar acontecendo. Mas, o ideal é que o equipamento seja sempre verificado e que o profissional tenha cuidados especiais para que os imprevistos sejam afastados. Por isso, ao longo deste texto iremos citar 3 erros comuns e falar sobre como eles podem ser evitados.

Comunicação

De fato, a comunicação pode falhar durante o trabalho de movimentação ou transporte de cargas. Esse é um erro que pode oferecer alguns riscos. Portanto, enquanto estiver trabalhando, o operador de empilhadeira deve prestar atenção na maneira de se comunicar com outros funcionários da sua equipe. Desse modo, para que o percurso seja tranquilo, o recomendado é contar com luzes e sinalização adequada. Da mesma forma, o profissional deve transmitir sinais verbais e corporais claros para sinalizar eventuais problemas. Ou seja, qualquer defeito deve ser imediatamente informado ao departamento técnico da empresa.

Além disso, de acordo com especialistas neste tipo de trabalho, é fundamental fazer uma checagem no equipamento e analisar principalmente se a capacidade residual e de carga está sendo respeitada para garantir a segurança da movimentação.

operador de empilhadeira

Checagem dos componentes pelo operador de empilhadeira

Não observar mudanças e danos na empilhadeira é um erro que pode trazer problemas. Por isso, antes que o trabalho seja iniciado, o profissional deve fazer um check-list no equipamento. Qualquer defeito deve ser comunicado aos responsáveis pelo setor.

Por exemplo, verificar o fluido hidráulico antes de começar a operação é essencial. Caso o componente não esteja em seu pleno funcionamento, a máquina pode falhar durante algum movimento de carga mais pesada e acabar machucando o operador e alguém que estiver perto dele no momento.
Da mesma forma, analisar o combustível e a bateria do equipamento deve fazer parte da rotina deste profissional. O processo é simples e rápido, já que as informações podem ser vistas no painel da empilhadeira. No entanto, caso essa verificação não seja feita as consequências podem ser graves, resultando em danos para o local de trabalho e para os colaboradores da empresa.

banner baoli

Fora as observações citadas, o operador deve também fazer uma breve análise visual, de motor e radiador, equipamentos de segurança e dos freios, pedais e garfos. Além disso, é importante que ele responda diariamente algumas perguntas como:

– Os faróis estão funcionando corretamente?
– Os EPIs estão corretos e adequados para uso imediato?
– A empilhadeira conta com extintor de incêndio carregado?
– Os pneus estão em excelentes condições?
– Os sinais sonoros estão funcionando?

Trabalho em equipe

Por fim, um dos maiores erros é tentar fazer a tarefa sem contar com a ajuda de mais pessoas. Conforme já citado, esse trabalho exige muita responsabilidade. Por isso, é fundamental que o operador de empilhadeira não tenha medo de pedir auxílio para alguém que tenha mais experiência ou que possa dar uma força em determinadas ações. Caso surja alguma dúvida, o recomendado é conversar com o supervisor para ter mais informações e segurança.

Conhecimento e segurança pelo operador de empilhadeira

Além de fornecer as opções mais ergonômicas e eficientes para transporte e movimentação de cargas do segmento Economy, a Baoli oferece aos seus clientes treinamentos específicos para que o operador de empilhadeira consiga realizar o trabalho com conhecimento e segurança. Nos encontros, além de informações técnicas é possível adquirir aprendizados sobre os equipamentos Baoli, seus componentes e os cuidados básicos para que a operação seja tranquila e confortável para o profissional e para a empresa.

Gostou do nosso texto sobre o trabalho do operador de empilhadeira? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto e evitem esses erros comuns!
Caso queira conhecer as melhores opções de equipamentos para transporte e movimentação de cargas, basta acessar o nosso site!